Foto: Prefeitura de Tupanciretã (divulgação)
O município de Tupanciretã recebeu o aval para implantar o Sistema Unificado Estadual de Sanidade Agroindustrial Familiar, Artesanal e de Pequeno Porte (Susaf), junto ao governo do Estado. Desde 2013, a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural, Industrial e Comercial vem trabalhando para implantar o sistema.
Na semana passada, os fiscais agropecuários do Estado Héber Eduardo Hein e Maria Luiz Machado Pinto foram a Tupanciretã para realizar auditoria e elaborar o relatório de conclusão de adesão ao Susaf. Os fiscais anunciaram seu aval ao prefeito Carlos Augusto Brum de Souza (PP). Tupanciretã recebeu favorável por atender os requisitos previstos na Instrução Normativa nº 02/2013, da Secretaria Estadual de Agricultura, Pecuária e Irrigação (Seapi).
Freio de Ouro tem o primeiro bicampeão
Segundo os técnicos, a prefeitura de Tupanciretã terá de aguardar a publicação de portaria no Diário Oficial do Estado para a conclusão do processo. Dos 497 município do Rio Grande do Sul, apenas 28 municípios aderiram ao Susaf e Tupanciretã é um deles.
A vantagem é que todas as agroindústrias de Tupanciretã poderão comercializar seus produtos em todo o Estado com certificação Susaf. O secretário municipal de Agricultura, Marcelo Malheiros, destaca que a certificação viabilizará novos investimentos para os produtores. Além disso, Tupanciretã foi o último município do Estado a receber autorização para controle de abatedouros, pois a partir do novo decreto as novas adesões ao programa não terão autorização para fiscalização desse tipo de estabelecimento.